Missas Solenidades

 Parábola do Fariseu e do Publicano

10° DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES

 

 I° Carta de São Paulo aos Coríntios (12, 2-11)

À igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso; 3. a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! 4. Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo. 5. Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência, 6. tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo. 7. Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum. 8. Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 10. Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento. 11. Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé, que há contendas entre vós.

Palavra da Salvação!

R- Gloria a Vos Senhor!   

                                       

Gradual Salmo 16, 8, 2

Senhor, guardai-me como a pupila dos olhos e abrigai-me à sombra das vossa asas. V. Que a minha causa encontre em Vós um defensor, em Vos, Senhor, que vedes o que é reto.

 

ALELUIA – Salmo 64, 2,

 Aleluia, aleluia.

É bem glorificar-vos, ó Deus, em Sião e oferecer-Vos os nossos votos em Jerusalém.

Aleluia.

  

EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS (8. 9-14)

Naquele tempo Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: 10. Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. 11. O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. 12. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. 13. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! 14. Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.

Palavra do Senhor!

R- Louvor a Vos ó Cristo!