Missas Solenidades

Reconciliação

5° DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES

 Missa de 2 classe. Paramentos verde ou vermelho.

A epístola e o evangelho inculcam fortemente o dever da caridade fraterna. Somos obrigados a guardar o devido cuidado e não faltar nem ao respeito a nosso próximo. Fazer o bem sempre.

I° Carta de São Pedro Apostolo. (3. 8-15)

Caríssimos: 8. Finalmente, tende todos um só coração e uma só alma, sentimentos de amor fraterno, de misericórdia, de humildade. 9. Não pagueis mal com mal, nem injúria com injúria. Ao contrário, bençoai, pois para isto fostes chamados, para que sejais herdeiros da bênção. 10. Com efeito, quem quiser amar a vida e ver dias felizes, refreie sua língua do mal e seus lábios de palavras enganadoras; 11. aparte-se do mal e faça o bem, busque a paz e siga-a. 12. Porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e seus ouvidos, atentos a seus rogos; mas a força do Senhor está contra os que fazem o mal (Sl 33,13-17). 13. Se fordes zelosos do bem, quem vos poderá fazer mal? 14. E até sereis felizes, se padecerdes alguma coisa por causa da justiça! 15. Portanto, não temais as suas ameaças e não vos turbeis. Antes santificai em vossos corações Cristo, o Senhor. Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito.

Palavra da Salvação!

R- Graças a Deus!

 Gradual Salmo 83. 10, 9

Ó Deus que sois o nosso protetor, olhai, e ponde sobre nós os vossos olhos. V. Senhor Deus dos exércitos, ouvi a oração dos vossos servos.

 ALELUIA – Salmo 20. 2.

Aleluia, aleluia.

Senhor, alegra-se o rei com o vosso poder, e muito exulta com o vosso auxílio!. Aleluia.

 + SEQUENCIA DO EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS (5. 20,24)

 A exigência da caridade cristã estende-se às mais secretas intenções: às disposições do coração. É preciso reconciliar-nos com nossos irmãos, antes de reconcilia-nos com Deus.

 Naquele tempo: Disse Jesus a seus discípulos 20. se vossa justiça não for maior que a dos escribas e fariseus, não entrareis no Reino dos céus. 21. Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás, mas quem matar será castigado pelo juízo do tribunal. 22. Mas eu vos digo: todo aquele que se irar contra seu irmão será castigado pelos juízes. Aquele que disser a seu irmão: Raca, será castigado pelo Grande Conselho. Aquele que lhe disser: Louco, será condenado ao fogo da geena. 23. Se estás, portanto, para fazer a tua oferta diante do altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24. deixa lá a tua oferta diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; só então vem fazer a tua oferta.

Palavra do Senhor!

R- Louvor a Vos ó Cristo!