Missas Solenidades

  22 Domingo depois de Pentecostes

XXII Domingo depois de Pentecostes

 

Domingo de 2ª Classe – Cor Vermelho ou verde

 

Irrepreensíveis, deve encontrar-nos o Cristo no dia do juízo. O espírito de humildade e penitência (Introito, Ofertório e Communio) é, portanto, muito necessário neste tempo, assim como uma consciência nítida de nossos deveres. Quais são esses deveres, vemos na Epístola, pelo próprio exemplo que nos dá o Apóstolo S. Paulo; vemos ainda no Gradual, que é um louvor da caridade fraterna. Finalmente, no Evangelho, Jesus Cristo nos ensina as nossas obrigações para com a autoridade civil, e antes de tudo, o dever que temos de entregar, sem reserva, a nossa alma a Deus.

 

Colecta:

Ó Deus, nosso refúgio e fôrça, atendei às piedosas súplicas de vossa Igreja, e porque sois o próprio Autor da piedade, fazei que realmente consigamos o que com viva confiança pedimos. Por N. S.

 

Leitura da Epístola de São Paulo Apóstolo aos Filipenses. (Filip 1, 6-11)

Irmãos: Tenho firme confiança no Senhor Jesus, que Aquele que em vós começou a boa obra, há de completá-la até o dia do Cristo Jesus. É justo que eu tenha este sentir de vós todos, porque vos tenho no coração, e quer em minhas prisões, quer na defesa e continuação do Evangelho, todos sois participantes de minha alegria. Deus me é testemunha da ternura com que amo a todos vós no afeto íntimo de Jesus Cristo. O que Lhe peço é que a vossa caridade aumente mais e mais, em conhecimento e compreensão, para que aprecieis o que é melhor; a fim de que sejais puros e sem mancha para o dia do Cristo, cheios de frutos de justiça, por Jesus Cristo, para a glória e louvor de Deus.

Palavra da Salvação.

R- Gloria a Vos Senhor!

 

Gradual (Sl 132, 1-2 | Sl 113, 11)

Vede quanto é bom e suave que os irmãos vivam unidos ! V. É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual escorre sobre a barba e por toda a barba de Aarão.

 

Aleluia

Aleluia, aleluia. V. Os que tememo Senhor confiem n’Ele, pois Ele é o seu amparo e o seu protetor. Aleluia.

 

Anuncio do Santo Evangelho segundo Mateus. (Mt 22, 15-21)

Naquele tempo, retiraram-se os fariseus para consultarem entre si a ver como apanhariam a Jesus em alguma palavra. E enviaram-Lhe seus discípulos com alguns herodianos, dizendo : Mestre, sabemos que sois amigo da verdade e ensinais o caminho de Deus, segundo a verdade, sem Vos preocupardes com quem quer que seja, porque não julgais o homem segundo a sua carne. Dizei-nos, pois, o vosso parecer. E’ lícito pagar o tributo a César, ou não ? Conheceu porém, Jesus, a sua maldade, e disse: Porque me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo. Eles Lhe apresentaram um dinheiro. E Jesus lhes disse: De quem é esta imagem e esta inscrição? Responderam-Lhe: De César. Então Ele lhes replicou: Daí, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Palavra do Senhor.

R- Louvor a Vos ó Cristo!

 

Comunhão (Sl 16,6)

Eu clamei por Vós, ó Deus, pois Vós me ouvis; inclinai os vossos ouvidos e atendei às minhas, súplicas.

 

Pós-comunhão

Tendo recebido os Dons do Sagrado Mistério, com humildade Vos rogamos, Senhor, que sirva de socorro à nossa fraqueza o Sacrifício que em vossa memória nos mandastes oferecer. Vós, que sendo Deus, viveis e reinais.