Missas e Solenidades

20-Domingo depois de Pentecostes

20° DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES

 11 de outubro de 2026

(Dia da Maternidade de Maria santíssima)

 

Festa de 2ª Classe – Missa Própria-Paramento Vermelhos ou Verdes

 

DIA DE PRECEITO

Como o povo de Deus, assentado junto aos rios da Babilônia, suspirava pelo monte Sião, assim nós outros devemos suspirar por nossa pátria eterna (Ofertório). Em espírito de humildade e penitência, cumpre-nos suportar o exílio deste mundo (Introito), e aproveitar o tempo para conhecer a vontade de Deus (Epístola). Os Cânticos anelam pela vinda do Senhor. No Evangelho devemos fazer nossas as palavras do régulo: Vinde, Senhor, curar-nos, auxiliar-nos. Vinde, Senhor, aos nossos corações pela graça do Santo Sacrifício. Vinde enriquecer-nos por vossa presença sacramental na santa Comunhão. E vinde também, Senhor, buscar-nos um dia, para a nossa pátria celestial.

 

Oração:

Concedei-nos, Senhor, benignamente a vossos fiéis o perdão e a paz, para que sejam purificados de toda culpa, e Vos sirvam com firme confiança. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que contigo vive e reina na unidade do Espirito Santo pelos séculos dos séculos. Amém.

 

Leitura da carta de São Paulo aos Efésios (5, 15-21)

Irmãos: 15. Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios 16. que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus. 17. Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus. 18. Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito. 19. Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor. 20. Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo! 21. Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Palavra da Salvação!

R- Gloria a Vos Senhor!

 

Gradual Salmo 144, 15, 16.

Todos os olhos, Senhor, esperam em Vós. E Vós dais-lhes a seu tempo de comer V. Abris as mãos e encheis de bênçãos todo o vivente.

 

ALELUIA – Salmo 101, 2.

Aleluia, aleluia. V. O meu coração, ó Deus está preparado, o meu coração está preparado para cantar os vossos louvores, Vós que sois a minha glória. Aleluia.

 

Anuncio do Santo Evangelho Segundo São João (4, 46-53)

Naquele tempo: 46.Ele voltou, pois, a Caná da Galiléia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente. 47. Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer. 48Disse-lhe Jesus: Se não virdes milagres e prodígios, não credes... 49. Pediu-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra! 50. Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. 51. Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem. 52. Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: Ontem à sétima hora a febre o deixou. 53. Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: Teu filho está passando bem. E creu tanto ele como toda a sua casa.

Palavra do Senhor.

R- Louvor a Vos ó Cristo!