Artigos

 Romeo bispo

Francisco-papa, canoniza bispo da chamada “teologia da libertação” condenada e corregida pela Igreja!

15 de outubro de 2018

 

 

Não sou de criticar aos pontífices mas a atuação de Francisco-papa romano, é contraditória. Nos Pontífices anteriores condenaram a chamada “teologia da libertação” e em um segundo momento, nunca entendi desta contradição, fue corregida. Estamos careca de saber que a TL é “marxista-socialista-comunista”. Mas na pratica foi amplamente difundida e “condenada” na teoria! Fracasso do Vaticano.

Foi publicada a noticia da futura canonização no jornal El Pais:

“Romero, principal representante da chamada Teologia da Liberação e incansável na denúncia da repressão militar, foi assassinado em março de 1980 por um tiro enquanto celebrava missa para pacientes de câncer na capela do Hospital da Divina Providência. Um franco-atirador executou uma conspiração encabeçada pelo major de inteligência Roberto D’Aubuisson, que em 1983 fundou o mais importante partido direitista do país, a Aliança Republicana Nacionalista (ARENA), no poder por 20 anos. Ninguém foi condenado pelo crime.” (https://brasil.elpais.com/brasil/2015/02/03/internacional/1422976165_889510.html) *

E que Francisco queria de todas as maneira a canonização de Romero, bispo, assim declara o mesmo Jornal: “O pontífice argentino já havia declarado em agosto, ao retornar de uma viagem à Coreia do Sul, que o arcebispo de San Salvador era um “homem de Deus” e que nada deveria impedir sua beatificação” *

Claro que o martírio do arcebispo seria a escusa perfeita para a declaração de Santo para a Igreja Romana. Assim poderia canonizar indiferente da teologia que ele tiver! Totalmente contraditório! Mas o estilo ambíguo da TL ajuda a ficar na teoria sem poder ser pegos, mas atenção, é na pratica que eles atuam com total liberdade! Instrumentalizam as paroquias romanas para fins só sociais e políticos marxistas.

O pior aqui é que canonizando este bispo da TL “canoniza” a mesma teoria e praticas que já foram condenadas pela Igreja Romana. Será que bispo de Roma não perceve esta contradição perigosa? Esta induzindo ao erro aos católicos com pouca formação a respeito da chamada “teologia da libertação”?

E a mesma inabilidade papal esta em jogo. Se bem a “inefabilidade” não é em todos os casos mas na canonização de um santo deveria estar pressente. Aprova a vida santa de um bispo indiferente dá teoria erra que ele professa? Mesmo que esta teoria o bispo pregar constantemente na sua diocese? E o martírio, que tem como condição que deve ter uma perseguição injusta por motivos da fé, isto justiça para canonizar simplesmente? São varias as perguntas a responder. Penso que temos um caso contraditório bem diante de nossos olhos...mas não vejo que ninguém se importe com isto!

A crise da Igreja Romana continua, mesmo depois de João XXIII, Pablo VI e João Paulo I e II. E o pontificado de Francisco é muito contraditório e confuso. Não é um papa que esclareça mas confunde aos católicos. E o problema maior é que são poucos os católico que preservem isto!

Que Nossa Senhora Mãe de Deus nos ajude!

Mons. Héctor Rios-ICT