18° DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES
(semana a partir de 12/10/2025 á 18/10/2025)
Domingo da 2° classe – Paramentos vermelhos ou verdes.
“Maranatha — Vinde, Senhor Jesus”. Com este domingo principia a segunda parte do Tempo depois de Pentecostes, a expectativa da vinda do Juiz dos vivos e dos mortos. A Igreja suspira, em meio das angústias da vida presente, para que o Salvador venha buscá-la e conduzi-la para o Reino da luz e da vida.
Os Cânticos desta Missa são tirados de uma antiga Missa de Dedicação de uma igreja. A Igreja é o símbolo da Jerusalém celeste. A cura do paralítico, no Evangelho, lembra a nossa própria cura pelo Batismo, pelo Sacramento da Penitência. Nestes dois Sacramentos nos concede Jesus Cristo pela santa Igreja a paz que imploramos no Introito. Na Epístola exorta-nos o Apóstolo, a mostrar-nos gratos, porque fomos enriquecidos com a graça e a doutrina por Nosso Senhor Jesus Cristo, a quem devemos guardar fidelidade por uma vida sem pecado. Se o sacrifício de Moisés, apenas uma sombra e figura do Sacrifício do Cristo (Ofertório), foi agradável aos olhos de Deus, quanto mais precioso será o Sacrifício que Jesus, em união com o seu Corpo místico, vai agora oferecer no altar. Por isso dirige-se a todos os fiéis, que formam um sacerdócio real, o Versículo da Communio: Trazei as vossas hóstias e entrai em seus átrios; adorai o Senhor na glória de seu santo templo.
Coleta:
Dignai-Vos, Senhor, dirigir os nossos corações por vossa misericórdia, porque sem Vós não podemos Vos agradar. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus, e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos. Amém.
Leitura da Primeira carta de São Paulo aos Coríntios (1, 4-8)
Irmãos : 4.Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo. 5.Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência, 6.tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo. 7.Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum. 8.Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.
Palavra da Salvação!
R- Gloria a Vos Senhor!
Gradual Salmo 121, 1, 7.
Alegrei-me naquilo que me foi dito: Iremos à casado Senhor. V. Que a paz reine nos teus baluartes e a abundância nos teus palácios.
ALELUIA – Salmo 101, 16.
Aleluia, aleluia. Os povos temerão, Senhor, o vosso nome e os reis da terra a vossa glória. Aleluia.
Anuncio do Evangelho Segundo São Mateus (9, 1 - 8)
Naquele tempo: 1.Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade. 2.Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados." 3.Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema." 4.Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações? 5.Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda? 6.Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te - disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa." 7.Levantou-se aquele homem e foi para sua casa. 8.Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens."
Palavra do Senhor.
R- Louvor a Vos ó Cristo!