10° DOMINGO DEPOIS DE PENTECOSTES
(semana a partir de 17/8/2025 á 23/08/2025)
Domingo da 2° classe – Paramentos vermelhos ou verdes.
Os dons que recebemos de Deus não procedem de nós, mas do Espírito Santo e devem pôr-se ao serviço da Igreja e de nossos irmãos, com espírito de humildade.
A parábola do fariseu e do publicano sublinha, de maneira simples, que não temos nada por que nos vangloriar. Há duas classes de homens, dizia Pascal: os santos, que se julgam culpáveis de todas as faltas, e os pecadores, que nunca se sentem culpados. Os primeiros são humildes; Deus os elevará, glorificando-os. Os segundos, orgulhosos; Deus os rebaixará, castigando-os. Com mais profundeza ainda, Santo Irineu define o homem como “receptáculo dos dons divinos”. Deus não se contenta com chamar à pratica dos mandamentos. Infunde o seu Espírito, que transforma as almas e lhes inspira sentimentos cristãos.
Coleta:
Se Deus põe a sua onipotência ao serviço da sua misericórdia, podemos, malgrado as nossas faltas, dirigir-nos a Ele, e, apoiados na esperança, correr, sem temor, para a realização das suas promessas. Por Nosso Senhor Jesus Cristo que contigo ó Pai vive e reina na unidade do Espirito Santo pelos seculos dos seculos. Amém.
I° Carta de São Paulo aos Coríntios. (12, 2-11)
Irmãos: 2. À igreja de Deus que está em Corinto, aos fiéis santificados em Jesus Cristo, chamados à santidade, juntamente com todos os que, em qualquer lugar que estejam, invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso; 3. a vós, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e da parte do Senhor Jesus Cristo! 4. Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo. 5. Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência, 6. tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo. 7. Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum. 8. Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 9. Fiel é Deus, por quem fostes chamados à comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 10. Rogo-vos, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que todos estejais em pleno acordo e que não haja entre vós divisões. Vivei em boa harmonia, no mesmo espírito e no mesmo sentimento. 11. Pois acerca de vós, irmãos meus, fui informado pelos que são da casa de Cloé, que há contendas entre vós.
Palavra da Salvação!
R- Gloria a Vos Senhor!
Gradual Salmo 16, 8, 2
Senhor, guardai-me como a pupila dos olhos e abrigai-me à sombra das vossa asas. V. Que a minha causa encontre em Vós um defensor, em Vos, Senhor, que vedes o que é reto.
ALELUIA – Salmo 64, 2,
Aleluia, aleluia. É bem glorificar-vos, ó Deus, em Sião e oferecer-Vos os nossos votos em Jerusalém. Aleluia.
+ ANUNCIO DO EVANGELHO SEGUNDO SÃO LUCAS (18. 9-14)
Naquele tempo: 9.Jesus lhes disse ainda esta parábola a respeito de alguns que se vangloriavam como se fossem justos, e desprezavam os outros: 10. Subiram dois homens ao templo para orar. Um era fariseu; o outro, publicano. 11. O fariseu, em pé, orava no seu interior desta forma: Graças te dou, ó Deus, que não sou como os demais homens: ladrões, injustos e adúlteros; nem como o publicano que está ali. 12. Jejuo duas vezes na semana e pago o dízimo de todos os meus lucros. 13. O publicano, porém, mantendo-se à distância, não ousava sequer levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem piedade de mim, que sou pecador! 14. Digo-vos: este voltou para casa justificado, e não o outro. Pois todo o que se exaltar será humilhado, e quem se humilhar será exaltado.
Palavra do Senhor.
R- Louvor a Vos ó Cristo!