Missas Solenidades

Pentecostes

VIGILIA DE PENTECOSTES

Missa do Sabádo 18/05/2024

 

Missa 1° Classe- Paramentos Brancos

 

 Epistola extraída dos Atos dos Apóstolos (19, 1-8)

1.Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus, 2.desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu). 3.E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus. 4.E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca; 5.porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias. 6.Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel? 7.Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, 8.mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo. 9.Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.. 10.Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: 11.Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu.

Palavra da Salvação!

R- Gloria a Vos Senhor!

  

ALELUIA

 Salmo 46. 6; 67. 18-19.

 Aleluia, aleluia. V. Subiu Deus entre aclamações e o Senhor ao toque da trombeta. Aleluia. V. O Senhor do Sinai penetrou no santuário, e subindo aos céus, levou cativo e cativeiro. Aleluia.

 

Anuncio do Evangelho Segundo São Marcos (16, 14 - 20)

Naquele tempo: 14.Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. 15.E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17.Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, 18.manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados. 19.Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus. 20.Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

S- Palavra do Senhor!

R- Louvor a Vos ó Cristo!

 

DOMINGO DE PENTECOSTES

 Missa do Dia 19/05/2024

1° Classe- Paramentos Brancos

  

Epistola extraída dos Atos dos Apóstolos (2, 1-11)

1. Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2. De repente, veio do céu um ruído, como se soprasse um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados. 3. Apareceu-lhes então uma espécie de línguas de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. 4. Ficaram todos cheios do Espírito Santo e começaram a falar em línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. 5. Achavam-se então em Jerusalém judeus piedosos de todas as nações que há debaixo do céu. 6. Ouvindo aquele ruído, reuniu-se muita gente e maravilhava-se de que cada um os ouvia falar na sua própria língua. 7. Profundamente impressionados, manifestavam a sua admiração: Não são, porventura, galileus todos estes que falam? 8. Como então todos nós os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? 9. Partos, medos, elamitas; os que habitam a Macedônia, a Judéia, a Capadócia, o Ponto, a Ásia, 10. a Frígia, a Panfília, o Egito e as províncias da Líbia próximas a Cirene; peregrinos romanos, 11. judeus ou prosélitos, cretenses e árabes; ouvimo-los publicar em nossas línguas as maravilhas de Deus!

Palavra da Salvação!

R- Gloria a Vos Senhor!

 

 1° ALELUIA - Salmo 103. 30*.

Aleluia, aleluia. V. Enviai, Senhor, o vosso Espirito e eles renascerão em corpo e alma em alma e então renovar-se-á a face da terra.

 

2° ALELUIA

Aleluia. V. Vinde, Espirito Santo, enchei os corações dos vossos fieis e acendei neles o fogo de vosso amor.

 

Sequencia

Estevão Longton, arcebispo de Cantuária + 1228

 

  1. Vinde, ó Espírito Santo,
    E enviai do Céu
    Um raio de vossa luz.

  2. Vinde, Pai dos pobres,
    Vinde, dispensador dos dons,
    Vinde, luz dos corações.
  3. Consolador por excelência,
    Doce hóspede da alma,
    Nosso doce refrigério.
  4. No trabalho sois repouso;
    No ardor sois calma;
    No pranto, consolo.
  5. Ó luz beatíssima,
    Penetrai até o fundo do coração
    Dos que Vos são fiéis.
  6. Sem vossa graça,
    Nada há no homem,
    Nada que não lhe seja nocivo.
  7. Lavai o que é impuro,
    Fecundai o que é estéril,
    Ao que está ferido, curai.
  8. Dobrai o que é rígido,
    Aquecei o que é frio,
    E o que se extraviou, guiai.
  9. Dai aos que Vos são fiéis,
    E em Vós confiam,
    Os sete dons sagrados.
  10. Dai-lhes o mérito da virtude,
    A salvação no termo da vida,
    A eterna felicidade.
    Amem. Aleluia.

O 2° Aleluia e a Sequencia dizem-se todos os dias até ao sábado inclusive.

 

Anuncio do Evangelho Segundo São João (14 – 23-31)

Naquele tempo: 23.Respondeu-lhe Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra e meu Pai o amará, e nós viremos a ele e nele faremos nossa morada. 24.Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. A palavra que tendes ouvido não é minha, mas sim do Pai que me enviou. 25.Disse-vos estas coisas enquanto estou convosco. 26.Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito. 27.Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não vo-la dou como o mundo a dá. Não se perturbe o vosso coração, nem se atemorize! 28.Ouvistes que eu vos disse: Vou e volto a vós. Se me amardes, certamente haveis de alegrar-vos, que vou para junto do Pai, porque o Pai é maior do que eu. 29.E disse-vos agora estas coisas, antes que aconteçam, para que creiais quando acontecerem. 30.Já não falarei muito convosco, porque vem o príncipe deste mundo; mas ele não tem nada em mim. 31.O mundo, porém, deve saber que amo o Pai e procedo como o Pai me ordenou. Levantai-vos, vamo-nos daqui.

S- Palavra do Senhor!

R- Louvor a Vos ó Cristo!